quarta-feira, 16 de maio de 2012

ARTIGO-Educação

* Roberto Giancaterino RESUMO Os trabalhadores, conscientes do valor da educação para a construção de uma cidadania ativa e para uma formação contemporânea, “tomam” o ensino superior como lugar de desenvolvimento humano e profissional. A rigor, uma vez e quando superadas as funções de reparação e de equalização, estas iniciativas deverão encontrar seu mais marcante perfil: a função qualificadora. Diante da emergência do novo paradigma, voltado para a totalidade dos fenômenos da atualidade (ciência e tecnologia) muito se tem a fazer para que a didática atenda as exigências de educação no terceiro milênio. Desta forma, o presente artigo objetiva descrever a andragogia como nova possibilidade de ensino no terceiro grau. Os resultados apontam, que para tanto, deve-se considerar o cotidiano e a vivência do aluno adulto. Palavras-Chave: Andragogia, Adulto, Ensino Superior, Didática. De acordo com Silva (1998), atualmente os profissionais estão se conscientizando de que só conseguirão permanecer no mercado de trabalho se investir em sua aprendizagem contínua, que se processa através da criação e difusão de novos conhecimentos e de mudanças no conhecimento que já foi institucionalizado. Sendo que, o primeiro passo, é o ensino superior, fase em que o profissional é tido como acadêmico. Tofler (1974), define o acadêmico como o ser histórico, que herdeiro da sua infância, saído da adolescência, a caminho da velhice, continua o processo de socialização do seu ser e da sua personalidade. Portanto, o acadêmico é este ser que procura "acabar-se", completar-se a cada dia, exatamente por ser o acadêmico, um ser inacabado. Neste sentido, busca a sua "adultez", fruto de uma conquista progressiva de autonomia individual em seu "trânsito" pela vida. A idade adulta traz a independência. O indivíduo acumula experiências de vida, aprende com os próprios erros, apercebe-se daquilo que não sabe e o quanto este desconhecimento faz-lhe falta. Inquestionavelmente os acadêmicos já trazem uma experiência acumulada, a qual, por um lado, favorece a aprendizagem pela capacidade de intercâmbio de acertos e desacertos, de convicções e dúvidas e, por outro lado, exige, em alguns momentos, o desenvolvimento da capacidade de aprender a desaprender, para a aquisição de novos conhecimentos, atitudes e comportamentos. Assim, as instituições universitárias ainda ensinam com as mesmas técnicas didáticas usadas nos colégios primários ou secundários. Esta evolução, tão gritante quando descrita nestes termos, infelizmente é ignorada pelos sistemas tradicionais de ensino. Para Cavalcanti (2001), entretanto, falar de educação continuada neste cenário é falar de promoção social, criação de saberes, criatividade, liberdade de pensamento, desenvolvimento de competências e julgamento, evolução de atitudes através das múltiplas formas de educação formal, informal ou invisível. Salienta Lipmam (1998) que, o processo educativo na sala de aula deveria tomar como modelo o processo de investigação científica, ou seja, ao invés de ensinar soluções, a escola deveria ensinar a investigar os problemas e propiciar o envolvimento dos alunos nos questionamentos, estimulando-os a pensar de forma crítica, criativa e cuidadosa. Na perspectiva de Mucchielli (1981), educar é assinalar como de relevância a presença de forte identidade e ou intercessão conceitual, quanto à importância dada à experiência, e na ênfase à reflexão e à solução de problemas, características operativas comuns a andragogia ativa da descoberta ou por projeto e que denotam idêntico privilégio à idéia de aprendizagem como processo prazeroso de investigação ativa, proativa, contextualizada e criativa, que valoriza a autonomia, autodireção e a motivação intrínseca do sujeito, como ator/autor de seu processo de aprendizagem. Revisar os pressupostos da andragogia e os elementos de uma didática para os acadêmicos é contemplar um dos problemas mais antigos e mais atuais da humanidade, a educação permanente do acadêmico. As novas competências exigidas pelas transformações da base econômica do mundo contemporâneo requerem cada vez mais o acesso ao saber. Aqueles que se virem privados do saber básico e das atualizações requeridas podem se ver excluídos das antigas e novas oportunidades do mercado de trabalho. Se as múltiplas modalidades de trabalho informal, se o subemprego, o desemprego estrutural, se as mudanças no processo de produção e o aumento do setor de serviços geram uma grande instabilidade e insegurança para todos os que estão na vida ativa, quanto mais para os que se vêem desprovidos de bens tão básicos como o ensino superior. Para Silva (2001), a educação de adultos é uma prática tão antiga quanto a história da raça humana, ainda que só recentemente ela tem sido objeto de pesquisa científica. Conforme Adam (apud Rosa, 2001), o conceito de andragogia está fundamentado na etimologia, anner, homem, agogus, conduzir. Complementa este conceito indo mais além, ou seja, operacionalizando e afirmando que a andragogia busca: - Manter, consolidar e enriquecer os interesses do adulto para abrir-lhe novas perspectivas de vida profissional, cultural, social, política e familiar; - Orientar o adulto na busca de novos rumos de caráter prospectivo, que levem à idéia de aperfeiçoar e progredir; - Atualizar o adulto, renovar seus conhecimentos para que siga aprendendo, investigando, reformulando conceitos e enriquecendo suas vidas culturais, científicas e tecnológicas; - Projetar o conhecimento para a dimensão humana para que chegue a interpretar-se em sua essência e reconhecer seu papel de participante responsável pela vida no planeta. Os conceitos inerentes ao modelo andragógico têm subjacente, uma definição de adulto que implica a capacidade de este ser responsável por si próprio nos diferentes contextos de vida. Neste sentido, para Lindeman (1926:8-9): (...) a educação de adulto será através de situações e não de disciplinas. Nosso sistema acadêmico cresce em ordem inversa: disciplinas e professores constituem o centro educacional. Na educação convencional é exigido do estudante ajustar-se ao currículo estabelecido; na educação de adulto o currículo é construído em função da necessidade do estudante. Todo adulto se vê envolvido com situações específicas de trabalho, de lazer, de família, da comunidade, etc. - situações essas que exigem ajustamentos. O adulto começa nesse ponto. As matérias (disciplinas) só devem ser introduzidas quando necessárias. Textos e professores têm um papel secundário nesse tipo de educação; eles devem dar a máxima importância ao aprendiz. O autor identificou, ainda, pelo menos, cinco conceitos para a educação do acadêmico e que mais tarde transformou-se em suporte de pesquisas. Hoje eles fazem parte dos fundamentos da moderna teoria de aprendizagem de adulto, a saber: a) Acadêmicos são motivados a aprender na medida em que experimentam que suas necessidades e interesses serão satisfeitos; no entanto, estes são os pontos mais apropriados para se iniciar a organização das atividades de aprendizagem do adulto; b) A orientação de aprendizagem do adulto está centrada na vida; assim, as unidades apropriadas para se organizar seu programa de aprendizagem são as situações de vida e não disciplinas; c) A experiência é a mais rica fonte para o adulto aprender; contudo, o centro da metodologia da educação do adulto é a análise das experiências; d) Adultos têm uma profunda necessidade de serem autodirigidos; todavia, o papel do professor é engajar-se no processo de mútua investigação com os alunos e não apenas transmitir-lhes seu conhecimento e depois avaliá-los. A fonte de maior valor na educação de adulto é a experiência do aprendiz. Se educação é vida, vida é educação. Aprendizagem consiste na substituição da experiência e conhecimento da pessoa. Para Rosa (2001), a educação do acadêmico neste cenário, deve ser uma resposta organizada a desejos e necessidades educativas, profissionais e culturais da sociedade em que está e vai nos inserir. Estes desejos educativos de multiculturalidade, de adaptação e mobilidade no mundo do trabalho implicam um maior grau de personalização e de participação, assim como de maiores possibilidades de controle, domínio e antecipação dos acontecimentos. Nesta concepção de ensino, as tarefas docentes visam organizar a assimilação ativa, o estudo independente dos alunos, a aquisição de métodos de pensamento, a consolidação do aprendido. Isso significa que, sempre de acordo com os objetivos e conteúdos da matéria, as aulas poderão ser previstas em correspondência com as etapas, ou passos do processo do ensino. De acordo com Libâneo (1994), os passos básicos do método ativo são: - Colocar o aluno numa situação de experiência que tenha interesse por si mesma; - O problema de ser desafiante como estímulo à reflexão; - O aluno deve dispor de informações e instruções que lhe permitam pesquisar a descoberta de soluções;

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